IPVA 2023: Estados começam a divulgar o calendário para pagamento.

Veja no artigo como consultar as datas e como calcular o valor do imposto. E mais: descubra o que fazer em caso de IPVA atrasado em veículo arrematado em leilão. 

Alguns estados começaram a divulgar o calendário para pagamento da Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2023. A expectativa, segundo pesquisa divulgada pela fintech Zapay, é que o imposto estadual ficará, em média, 10% mais caro no próximo ano. O IPVA deve ser pago anualmente por proprietários de caminhão, ônibus, carro, motocicletas e entre outros veículos.   

O não pagamento do IPVA pode acarretar problemas para os proprietários, como perder o seu carro, pagar multas, ficar inadimplente e até mesmo perder o licenciamento do veículo. Por isso, chegou o momento de se organizar financeiramente para quitar o imposto veicular e evitar dores de cabeça. 

Confira, a seguir, como calcular o valor do imposto e as datas para pagamento divulgadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de alguns estados do Brasil!  E mais: descubra o que fazer em caso de IPVA atrasado em veículo arrematado em leilão! 

Boa leitura! 

Definição 

O IPVA, sigla para Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo estipulado pelo governo estadual e do Distrito Federal para veículos rodoviários em geral. O objetivo da arrecadação é gerar receita para a gestão dos estados e municípios. A alíquota varia de estado para estado, de 1% a 6%, de acordo com o valor do veículo (Tabela FIPE).  

Calendário 

O calendário é definido pela unidade da federação em que o veículo está registrado. Além disso, a data para pagamento do IPVA também varia de acordo com o número final da placa. Na maioria dos estados, o imposto pode ser dividido em até três parcelas. Para conferir se já está disponível o cronograma de pagamento do IPVA do seu carro, acesse o site do Detran do seu estado.  

Pagamento do IPVA

O imposto pode ser pago à vista ou parcelado. Para pagar, o proprietário deve ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em mãos, documento em que consta o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). O pagamento pode ser feito em agências bancárias credenciadas de cada Estado, lotéricas e internet banking.  

Como calcular o IPVA 2023 

Para calcular o valor do IPVA 2023 do seu veículo, multiplique o valor do carro pela alíquota do estado. Se for um carro usado, use como base os valores definidos pela Tabela FIPE e os novos o preço que consta na Nota Fiscal.  

Por exemplo: 

Valor do veículo: R$ 40.000. 

Valor da alíquota 4% (vamos usar o valor de São Paulo) 

40.000 X 4% = R$ 1.600 será o preço do IPVA 2023 

Comprei um veículo de leilão com IPVA atrasado, e agora? 

De acordo com informações do portal JusBrasil, se o veículo foi arrematado em um leilão judicial, ou seja, que acontece devido a um processo na Justiça, o IPVA já está incluso no valor da arrematação. No caso do veículo não ser de leilão judicial, o IPVA é pago pelo comitente vendedor. Porém, todo leilão tem suas regras e condições de vendas específicas. Por isso, sempre leia com muita atenção o Edital antes da realização do leilão, uma vez que é neste documento que consta todas as informações sobre o veículo.  

Comece 2023 de carro novo. Aproveite as oportunidade da Milan Leilões! 

Que tal começar 2023 com a chave do seu novo veículo em mãos? A Milan Leilões preparou oportunidades imperdíveis para o mês de dezembro com diversas ofertas de veículos de modelos e marcas variadas. Entre os comitentes, instituições bancárias como Itaú, Banco Safra, Banco Pan, Unidas e as multinacionais Ford, Toyota, Honda e entre outros.  

Toda quarta-feira, a partir das 9h30, a Milan Leilões promove pregões presenciais e online de veículos de frota e recuperados de financiamento entre carros, motos, caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans e etc. O cliente Milan ainda conta com a facilidade de parcelar sua arrematação no cartão de crédito, em até 12 vezes, nas principais bandeiras. O valor das parcelas e juros podem ser simulados no site da Finasil. 

Veja os motivos para escolher a Milan Leilões.

Milan Leilões, onde a experiência faz a diferença 

Milan Leilões é uma das gestoras de leilões mais conceituadas do país. Há mais de 37 anos no mercado, a empresa é referência em leilões judiciais e extrajudiciais de veículos, imóveis, equipamentos, sucatas, materiais, eletrodomésticos e entre outros produtos. Acesse o site www.milanleiloes.com.br e saiba mais!  

 

Artigo Anterior

Termine o ano de casa nova: Veja oportunidades de imóveis para dezembro! 
Próximo Artigo

Vale a pena comprar moto em leilão? Quatro motivos que mostram que sim! 

Artigos Relacionados