Dia Nacional do Leiloeiro: Conheça a história do personagem principal do leilão 

No dia 19 de outubro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Leiloeiro. A data foi instituída através da publicação da Lei Federal nº  13.692/2018, que faz referência ao dia em que foi regulamentada a profissão em 1932. Veja, a seguir, a história e origem do Leiloeiro, personagem mais importante do leilão. Continue a leitura! 

Origem do leilão 

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três…vendido! Conhecido por sempre dizer essa famosa frase, o leiloeiro é sem dúvidas o personagem mais importante do leilão. Entretanto, muita gente ainda desconhece a história de uma das profissões mais antigas do mundo. De acordo com historiadores, a modalidade de compra e venda existe desde meados dos anos 2000 a.C. Nessa época, a negociação envolvia a venda de itens diversos, mas principalmente de pescados. Mais tarde, por volta de 500 a.C, mulheres também eram vendidas em leilões. Porém, ao invés de dinheiro, era a força braçal que determinava o vencedor, já que as disputas aconteciam através de batalhas entre os interessados.  

Profissão leiloeiro 

No ano de 1556, na França, é que a profissão de leiloeiro foi instituída pela primeira vez, inicialmente chamada de meirinho leiloeiro, que era um funcionário público escolhido pelo rei para avaliar, negociar e vender os bens deixados em casos de morte ou execuções judiciais.  

No Brasil, o leilão teve origem lá no século XVII, mas expandiu de verdade com a chegada da família real portuguesa em 1809, sendo considerado na época uma das atividades comerciais dominantes. No entanto, a profissão do leiloeiro só foi regulamentada em 19 de setembro de 1932. Anos depois, com a publicação da Lei nº 13.692 de 2018, a data foi escolhida para ser lembrada como o Dia Nacional do Leiloeiro.  

A função do leiloeiro  

O leiloeiro é o responsável pela realização de hasta pública e pregões. O profissional é autorizado pelo poder judiciário para realizar a função. A principal atividade desempenhada pelo leiloeiro é de atuar como um intermediário nas vendas entre o comitente e o arrematante, zelando para que a disputa ocorra dentro dos requisitos legais e com segurança jurídica para as partes.  

Leiloeiro desde 1985, Ronaldo Milan, afirma que o leilão é sustentado por um tripé formado por três pilares. “O primeiro pilar é a transparência, você precisa olhar e enxergar o que você comprará, por isso o bem deve estar bem descrito e apresentado. O segundo pilar é o marketing, no qual deve dar conhecimento às pessoas interessadas de que você está realizando o leilão daquele produto. E o terceiro pilar é a avaliação. Não adianta trazer o público, apresentar o produto e ele estiver com o preço errado”, destaca o fundador da Milan Leilões.  

Leiloeiro na atualidade 

O advento da internet transformou diversos aspectos da vida das pessoas, principalmente o modo de consumo. Por isso, o setor de leilões precisou se adaptar para atender a novas demandas do mercado. A Milan Leilões foi a primeira empresa a realizar um leilão virtual no Brasil, dando início a novas formas de fazer negócios com muito mais praticidade e segurança.  

Atualmente, os pregões são realizados presencialmente e pela internet simultaneamente. A tecnologia pode fazer o pregão, abrir e fechar lances. Porém, o leiloeiro continua sendo a alma do leilão. “O computador é só um pregoeiro, ele pega o lance e não conhece a pessoa, nem a mercadoria. Já o leiloeiro sabe o que vende, ele tira o melhor do leilão tanto para o vendedor quanto para o comprador”, afirma Ronaldo Milan.  

Parabéns a todos os leiloeiros do Brasil 

A Milan Leilões presta homenagem a todos os leiloeiros do Brasil, em especial ao nosso fundador Ronaldo Milan e Danilo, por garantir transparência, responsabilidade e segurança jurídica em cada batida de martelo. Feliz Dia Nacional do Leiloeiro!  

Sobre a Milan Leilões  

Há mais de 37 anos de mercado, a Milan Leilões oferece excelência em seus serviços de leilões de imóveis, máquinas, equipamentos, peças, materiais, veículos e artigos de grande valor como jóias. Com tradição e credibilidade, os clientes da Milan estão assegurados com assessoria completa durante todo o processo do leilão, do pré à pós-venda. Acesse o site e saiba mais! 

Artigo Anterior

Aviação: leilão leva à venda aeronave bimotor  
Próximo Artigo

E-book no ar: Cartilha do arrematante!

Artigos Relacionados