Leilão de Veículos: quais os tipos e como funciona? 

Os leilões de veículos chamam a atenção de muita gente pela sua economia. No ano passado, as vendas de automóveis em leilões cresceram 30% no Brasil. Uma das explicações para esse aumento é o fato de que em leilões é possível arrematar um automóvel por até metade do valor de mercado.  

Os leilões veiculares são divididos em cinco tipos: leilão de veículos recuperados de financiamento, renovação da frota interna de grandes montadoras, leilão de bens salvados de seguradora, renovação de frotas de empresas e até do Detran. Cada um deles tem características e funcionam de formas diferentes. Porém, especialistas alertam que é preciso ficar atento para fechar um bom negócio sem arrependimentos depois.  

Se você está pensando em adquirir um automóvel por meio do leilão, veja a seguir os tipos de leilões veiculares e como funcionam.  

1 – Recuperação financeira 

Veículos recuperados pelas instituições financeiras. Ou seja, veículos financiados que não foram pagos pelos proprietários e são recuperados pelos bancos.  

2 – Seguradora 

Veículos que têm algum sinistro ou foram recuperados pela seguradora. Dependendo do grau de sinistralidade, o valor de recuperação e conserto podem chegar ao valor de mercado.  

3 – Montadoras 

Veículos que foram usados por empresas de automóveis em testes e operações internas.  

4 – Empresas 

Veículos de frotas próprias de empresas privadas.  

5- Detran 

Veículos que foram apreendidos pelo Detran. Quando o proprietário não comparece ao Detran no prazo de 90 dias para retirar o carro, a instituição pode levá-lo a leilão.  

Como funciona o processo de leilão? 

Os leilões de veículos funcionam de forma presencial ou online. Como em qualquer outro leilão tradicional, arremata o automóvel quem der o maior lance, a partir do valor mínimo estipulado. O pagamento deve ser feito de acordo com o prazo estipulado no edital do leilão e à vista. Além do valor do bem, o arrematante também deverá pagar a comissão de 5% do leiloeiro e os demais custos como documentação e logística.  

Leia também: Não caia na mentira: saiba como evitar leilões falsos  

Quais os cuidados que devo ter? 

A dica mais importante para qualquer tipo de leilão é ler o edital com muita atenção. Neste documento, que é disponibilizado previamente pelas leiloeiras, consta todas as informações do automóvel como ano e modelo, estado de conservação, eventuais pendências com a documentação, quantidade de multas e débitos. Se for possível, faça uma visita ao local onde estão os veículos e analise pessoalmente seu estado de conservação.  

Onde comprar um veículo por leilão? 

Quem deseja adquirir um veículo por meio de leilão, deve procurar uma leiloeira de confiança para garantir um bom negócio. A Milan Leilões é uma das gestoras de leilões mais conceituadas do país. Há mais de 37 anos no mercado, a empresa é referência em leilões de carros, motos e caminhões. Toda quarta-feira a leiloeira promove leilões presenciais e online de veículos de frota e recuperados de financiamento.  

Além de contar com equipe especializada e preparada para prestar uma completa assessoria antes, durante e depois do ato da venda, a Milan Leilões também oferece para os arremates a oportunidade de financiar veículos, máquinas, equipamentos e os demais serviços, como comissão do leiloeiro, despachante, transporte, cartório e assessoria jurídica, usando o cartão de crédito. O pagamento total do item arrematado mais os serviços podem ser dividido em até 12 vezes no cartão das principais bandeiras. 

Converse com um dos nossos representantes clicando aqui. 

Leia também: Finasil: Pague lotes arrematados com seu cartão de crédito

Artigo Anterior

Teste de gravidez, pombo-correio, nuggets: Conheça itens estranhos leiloados por muito dinheiro
Próximo Artigo

Dou-lhe três: tutorial para participar dos leilões da Milan

Artigos Relacionados