Termos de leilão: tudo que você precisa saber antes de participar
O segmento de leilões é um universo com vocabulário próprio. Termos de leilão como, arrematação, comitente, lance mínimo, preço do martelo, incremento de valor… São termos e expressões que têm significados importantes para compreensão do jogo. Quem está começando agora a investir no setor seja comprar ou vender, precisa entender tudo o que é falado para garantir um bom negócio.
Confira no terceiro conteúdo da nossa série “Termos de leilão: tudo o que você precisa saber antes de participar”, na qual abordamos em cada artigo as palavras, termos e expressões que são muito conhecidas e utilizadas no mercado de leilões. Antes de continuar a leitura, aproveite e dê uma conferida na parte 1 e parte 2 para aprofundar seus conhecimentos e enriquecer seu vocabulário com os termos mais usados no leilão. Boa leitura!
10 termos de leilão:
- Alienação fiduciária: é a transferência da posse de um bem móvel ou imóvel do devedor ao credor para garantir o cumprimento de uma obrigação.
- Leilão online: leilão que acontece pela internet via videoconferência.
- Regra dos 3 minutos: nos leilões virtuais, esse é o tempo estipulado para que a página fique sem receber nenhum lance para ser considerada oficialmente fechada.
- Nota de venda do leiloeiro: comprovante pelo leiloeiro pelo pagamento de um bem que estava em leilão. Não vale como nota fiscal.
- Ônus de arremate: possíveis encargos, impostos, dívidas e débitos que podem acompanhar o bem arrematado.
- Primeira praça: data da primeira tentativa de venda de um lote, onde é vendido pelo valor de avaliação.
- Segunda praça: data da segunda tentativa de venda onde o bem é levado a leilão com desconto em cima do valor de avaliação.
- Valor de liquidez forçada: preço de venda abaixo do valor de mercado para fomentar uma disputa.
- Licitante: também pode ser sinônimo de arrematante, que é a pessoa que oferta lances ou ofertas em um leilão.
- Comissão do leiloeiro: refere-se ao pagamento de 5% do valor total da arrematação para o leiloeiro.
Fim de mês com oportunidades imperdíveis na Milan Leilões
Agora que você já conhece esses novos termos importantíssimos do leilão, que tal escolher alguma da nossa agenda para participar? Na Milan realizamos leilões diariamente. Há mais de 37 anos no mercado, a empresa é referência em leilões judiciais e extrajudiciais de veículos, imóveis, equipamentos, sucatas, materiais, eletrodomésticos e entre outros produtos. Os nossos clientes ainda contam com a facilidade de parcelar todo o valor de arrematação em até 12 vezes no cartão de crédito.