Quatro passos para uma arrematação segura

O leilão é uma modalidade que atrai muito investidores devido sua vantagem econômica. Entretanto, é preciso ter atenção para garantir uma arrematação lucrativa. A grande maioria das pessoas deixam de tomar cuidados básicos necessários e, o que era pra ser um negócio de sucesso, acaba em desvantagens e prejuízos financeiros. 

Você conhece quais são os cuidados que o arrematante deve ter ao participar de um leilão? Listamos, a seguir, quatro passos essenciais para fazer uma arrematação segura. Confira! 

  1. Procure uma leiloeira de credibilidade 

O número de leilões falsos se multiplicaram na internet nos últimos anos. De acordo com reportagem do portal UOL, mais de 2 mil sites falsos foram identificados, causando prejuízos milionários a milhares de vítimas de 2020 a 2022. Por isso, para garantir uma arrematação segura é necessário se certificar que está negociando com uma empresa de leilões de confiança. 

Busque informações da gestora de leilões na internet como endereço e a matrícula do leiloeiro na Junta Comercial do estado cadastrado. Para isso, basta acessar o site da Junta Comercial e digitar o nome completo do leiloeiro. Verifique, também, a URL do portal eletrônico se termina com o domínio “.com.br”, pois sites clonados usam domínios diferentes. Outra dica é inserir o link da página no site www.siteconfiavel.com.br, que mostra se a página é verdadeira e nível de segurança. 

Fique atento a algumas atitudes que são bastante utilizadas em leilões fraudulentos, entre eles, vendas diretas sem receber lances pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp; ofertas duvidosas e fora da realidade; e pressão e insistência para que o arrematante efetue o pagamento. 

Leia também – Alerta de fraude: como se proteger do golpe do leilão 

  1. Leia o edital com atenção 

Outra dica importante para evitar cair em golpes é verificar se o site disponibiliza o Edital do leilão. Este documento é obrigatório em todos os certames judiciais e extrajudiciais.  Nele contém todas as informações sobre o leilão e o bem leiloado, como o tipo de leilão; dados do leiloeiro; formas de participação e requisitos; métodos de pagamentos e condições de venda. Além de trazer ainda a descrição completa do lote com todos os ônus e encargos que possuir.

  1. Visite o bem antes de dar lances

Geralmente, o bem leiloado por ser visto pelo interessado antes de ofertar lances. Você pode agendar uma visita presencial no local onde se encontra e, também, verificar online as fotos na descrição do site. Nos casos em que o interessado não consiga visitar o bem, a dica é solicitar junto ao leiloeiro o  Laudo de Avaliação. Nesse documento, elaborado por um perito especializado, constam fotos, informações sobre estado de conservação e a condição da estrutura em geral.

Leia também – Vale a pena comprar moto em leilão? Quatro motivos que mostram que sim! 

  1. Faça um planejamento financeiro

O diferencial do leilão é, com certeza, a sua vantagem econômica já que permite aquisições com preços bem abaixo do mercado. Porém, se a arrematação não for bem planejada pode trazer prejuízos financeiros. Faça um planejamento determinando o valor máximo que pretende gastar. Leve em consideração todos os custos de uma arrematação, como comissão do leiloeiro, taxas administrativas, documentação e até mesmos custos com reformas, transferência  e logística com transporte, se for necessário. Dessa forma, ficará mais fácil obter lucro durante a negociação. 

Arrematei, quais são os próximos passos?

Dou-lhe uma, Dou-lhe duas, Dou-lhe três… Vendido! Você sabe quais serão os próximos passos após a arrematação? Depois da batida do martelo do leiloeiro, é expedido um documento denominado de Auto de Arrematação que consolida a venda. Esse documento deve ser assinado pelo arrematante, leiloeiro e o Juiz (leilão judicial) ou o comitente (leilão extrajudicial). 

O arrematante deverá efetuar o pagamento do valor do lance e a comissão do leiloeiro. Feito isso, será expedida a Carta de Arrematação que tornará o comprador o novo proprietário de referido bem. Cada modalidade de leilão como imóveis, veículos, equipamentos e entre outros exigirá uma documentação e trâmite diferentes, que poderá ser consultado antes do leilão no edital. 

Cartilha do Arrematante: Um guia prático para participações em leilões judiciais e extrajudiciais da Milan Leilões. – Baixe sua cópia! 

Agenda de janeiro Milan Leilões 

Comece 2023 com o pé direito aproveitando as oportunidades imperdíveis da Milan Leilões. Há mais de 37 anos de mercado, a Milan Leilões oferece excelência em seus serviços de leilões de imóveis, máquinas, equipamentos, peças, materiais, veículos e artigos de grande valor como jóias. Com tradição e credibilidade, os clientes da Milan estão assegurados com assessoria completa durante todo o processo do leilão, do pré à pós-venda. Além disso, podem parcelar o valor da compra, incluindo taxas administrativas e comissão do leiloeiro, em até 12 vezes no cartão de crédito.  Acesso o site e saiba mais! 

Artigo Anterior

E-book gratuito traz glossário com termos e expressões usadas no leilão 
Próximo Artigo

Cuidados que você deve ter antes de comprar carro de leilão

Artigos Relacionados