Conheça a história da Milan Leilões (Parte II)
(2000-2021)
Entrada da internet na Milan Leilões
No ano de 2000, aconteceu o primeiro leilão online na Milan Leilões, um marco para o escritório e para o segmento, pois foi também, o primeiro leilão online do Brasil. Pioneira nessa atividade, proporcionou a Milan maior conhecimento sobre os arrematantes que participaram dos leilões, coibindo a presença de pessoas mal intencionadas, a chamada “máfia dos leilões”, que visava atrapalhar a disputa pelos bens vendidos
“Desenvolvemos um software interno para o primeiro leilão online”, afirma Ronaldo.
Por meio deste leilão, foi possível conhecer bem os compradores ,tratava-se de um leilão de sucata de uma grande montadora, era um leilão fechado e privado.
Contato direto com os clientes
Havia também a preocupação ambiental quanto ao destino da mercadoria do leilão, por isso era tão importante conhecer os compradores. Logo, a internet e os seus respectivos avanços possibilitaram ter mais contato com a rede de frequentadores dos leilões online.
Antigamente era preciso estar presente para arrematar um bem, hoje qualquer pessoa conectada pode participar.
“Quando comecei em 1985, não havia fax. Os lances eram feitos presencialmente ou por telefone. Antigamente você fazia um leilão por dia no máximo, hoje em dia teoricamente você pode fazer diversos leilões simultâneos ”, afirma Ronaldo.
Mudanças do leilão ao longo dos anos
Antigamente, a Milan se deslocava até as cidades para realizar os leilões de máquinas, equipamentos e sucatas, com o leilão online essa realidade mudou.
Ronaldo conta que antigamente viajava de duas a quatro horas para chegar à cidade em que o leilão iria ocorrer, e que o processo de realização era uma tarefa muito trabalhosa.
“Então você anunciava o leilão e fazia toda a mala direta. Saía daqui na véspera ou de manhã e viajava de duas a quatro horas. Chegava lá e fazia o show,” relembra Ronaldo Milan.
Hoje, a tecnologia permite que a Milan atue de forma distinta. E com a divulgação dos bens não foi diferente.
Antes da internet, toda a publicação dos leilões era veiculada somente em jornais de grande circulação. Hoje damos publicidade ao leilão através de um plano de mídia com estratégias online e offline. Além disso, com o alcance das redes sociais e do site tem-se a possibilidade de atingir e dialogar com diferentes públicos em diferentes canais de comunicação.
“O anúncio no jornal é exigido por lei, mas se fizermos só esse tipo de anúncio e não investirmos em um plano de mídia, não tem como atingir as pessoas certas”, completa Ronaldo.
Um exemplo que o leiloeiro destaca é o fato de que naquela época, o jornal Estado de S. Paulo não possuía um caderno de leilão, então a divulgação era feita por meio de classificados no jornal de domingo, ou seja, tudo relacionado ao leilão era colocado neste caderno.
A Milan foi pioneira na criação em conjunto com o jornal Estado de S. Paulo do então caderno de leilões, este já não existe mais.
“Naquela época a força dos classificados era muito forte, então o Brasil comprava ali, era um canal de confiança e credibilidade”, comenta Ronaldo.
Inovações tecnológicas
Em 2002, foi criado o site da Milan Leilões, plataforma que assegurou uma nova realidade para a venda dos leilões. Com uso de cadastros, fotos dos bens, agenda de leilões, matrículas anexadas e dados para contato, o site gerou aproximação com os clientes que podiam acessá-lo de qualquer lugar do mundo, além de maior divulgação dos ativos.
Como comentado, a divulgação do item a ser leiloado é um pilar essencial para o sucesso do leilão. É preciso difundir informações a respeito do produto para que mais pessoas sejam alcançadas, fazendo com que o valor final arrematado possa ser maior do que o esperado. O site favoreceu essa divulgação assertiva.
Buscando atender a nova realidade de avanços tecnológicos em 2018, o departamento de Tecnologia da Informação foi totalmente reestruturado, com a chegada do Carlos Eduardo Raposo, profissional com larga experiência no mercado.
Além disso, em 2019, a empresa investiu no aprimoramento de sistemas de TI, implementando todos os módulos do ERP da TOTVS, empresa líder do segmento de software de gestão no país.
A Milan Leilões foi a pioneira na adoção de um ERP de mercado, o que propiciou maior segurança de seus processos e operações. Além de indicadores de forma rápida e auditável aos seus clientes.
A diretriz tecnológica da Milan Leilões mudou nos últimos 5 anos quando Rafael Milan, Diretor Geral e Luis Piva, Diretor Comercial começaram a atuar também na área de tecnologia e inovação da empresa.
Em 2021, surge uma nova área especializada de Marketing da Milan, com um time de comunicação inovador foi possibilitada maior diálogo e interação com o público em diferentes canais como, Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin e TikTok.
Conforme a Milan Leilões cresce tanto fisicamente quanto virtualmente, novas frentes de negócio vão sendo incorporadas.
É importante ressaltar que a figura do leiloeiro independentemente da tecnologia é a alma do leilão. Hoje, um computador pode fazer o pregão, abrir e fechar lances, mas a interpretação e o conhecimento são características únicas de leiloeiro com anos de experiência.
“O computador é só um pregoeiro, ele pega o lance e não conhece a pessoa, nem a mercadoria. Já o leiloeiro sabe o que vende, ele tira o melhor do leilão tanto para o vendedor quanto para o comprador”. – Ronaldo Milan
Profissão: Leiloeiro
Apesar de o ambiente do leilão ter se transformado, a figura do leiloeiro prevaleceu em sua essência. Em outras palavras, o leiloeiro é a pessoa que passa credibilidade e experiência no pregão, é aquele que media a venda dos bens.
No leilão presencial o leiloeiro consegue interagir de imediato com as pessoas e mencioná-las durante o pregão, além de agregar a sua fala vivências e familiaridade com diversos aspectos dos bens vendidos, o que auxilia o público no momento do leilão.
Já no leilão online essa atividade fica limitada, e o nome dos participantes aparece somente como logins, apelido utilizado no cadastro prévio.
Em contrapartida, Ronaldo comenta que o leilão online propiciou um alcance maior do leilão, e hoje conta com compradores espalhados por todo o Brasil.
“Do Oiapoque ao Chuí o Brasil compra aqui!”
Hoje, além do leiloeiro oficial Ronaldo Milan, a Milan Leilões conta com os leiloeiros Jacques Fernandes, que tem 20 anos de casa, além de Danilo Cardoso, que foi contratado em novembro de 2017.
“A maior escola de leilões que pude frequentar foi estar durante todos esses anos ao lado de Ronaldo. Um aprendizado diário e infinito que espero perdurar por muitos mais anos”, comenta Jacques sobre a sua experiência.
A empresa continua estruturando e incorporando novas tecnologias e mais pessoas vão somando ao todo. Atualmente o corpo de colaboradores da Milan está espalhado entre o escritório na Vila Olímpia, Pátio da Raposo Tavares Km 20 e alocados em comitentes.
A Milan está há 36 anos fazendo história no universo dos leilões e entregando excelência em todos os serviços oferecidos.